PUMA
GTB
Em 1971 a Puma desenvolvia um protótipo esportivo
com mecânica Chevrolet Opala, motor 6 cilindros e
3,800cc, sob denominação de P-8 na fábrica
e popularmente chamado de Puma-Chevrolet.
Com desenho de Rino Malzoni e no estilo dos carros americanos,
já se previa mudanças no Capuz dianteiro.
Quando da apresentação do Puma- Chevrolet
no Salão de Automóvel de 1972, o novo Puma
tinha um desenho bem mais atraente e agressivo, lembrando
os “Musclecars” americanos. Um dado interessante
é que tinha os limpadores cruzados como no GTE.
Ele foi apresentado no salão do automóvel
com o nome de Puma GTO, nomenclatura essa abandonada quando
da produção, por exigência da GM.
Apesar do desenho definitivo, o carro deveria cumprir testes
antes do inicio da produção, o que ocorreu
somente em 1974. O carro foi apresentado no Salão
do Automóvel daquele ano, como Puma GTB (Gran Turismo
Brasileiro) e logo ganhou fama e muitos admiradores, se
tornando um dos automóveis mais caros do país.
A produção foi de 706 automóveis.